quinta-feira, 9 de abril de 2009

Jornalismo é história, será que a música também?



Na última sexta-feira, dia 3 de abril de 2009, ocorreu uma palestra no Liceu de Artes e Oficios, feita por Ernane Guimarães Neto, redator do caderno Mais da Folha, com o tema Jornalismo é história.

Fatos ficarão registrados na história através dos jornais, manchetes sobre a segunda guerra e sobre a ditadura no Brasil serão inesquecíveis, mas será que além dos jornais podemos usar músicas como fontes históricas também?

Quem não se lembra do período da ditadura militar brasileira quando ouve pra não dizer que não falei das flores? Quem não se lembra do ativismo politico de John Lennon quando ouve sua música Give piece a chance, ou mesmo quem ouve o último disco da banda Coldplay e não conecta rapidamente com a revolução francesa?
Músicas podem representar situações políticas, sociais e econômicas de uma sociedade, ou representar sonhos e ideais de uma geração, assim podendo ser usadas como fontes historícas. Quem diria que o que você ouve hoje para se divertir pode ser usado como uma representação do que você vive? Esse sempre foi um papel importante do jornal, será que pode ser mais um papel da música?


1 Comentários:

Às 30 de abril de 2009 às 06:06 , Blogger alguma de nós disse...

Nossa o titulo tá mto legal!!!!!!!!!!
Ammmeeeeiiii!!!!

Parabéns Borbulhas eu borbulhei!!!!HUAHUAHUAHAUH!!!!!

Beijos,Laís

P.S.:comenta no meu blog também!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial