Essa noite: Franz Ferdinand! Uma despretensiosa resenha.
O quarteto do Franz Ferdinand parecia ter achado a fórmula do sucesso no cenário "indie". Guitarras marcantes, batidas super dançantes, letras divertidas e um caráter "desleixado", no melhor sentido que a palavra pode ter. No novo álbum as guitarras se foram um pouco, as batidas dançantes ainda são facilmente encontradas, mas de um modo completamente diferente!
Se os álbums "Franz Ferdinand" (2004) e "You could have it so much better" (2005) soavam brit-rock praticamente do começo ao fim, "Tonight" soa new-wave, 80's quase o tempo todo. Sintetizadores fazendo um arranjo carregado em boa parte das canções traz sensações bem disco.
Aos comentários individuais das faixas...
1. Ulysses (3"11') - Nessa "grudenta" faixa (no bom sentido, por favor!) o já citado caráter pouco voltado às guitarras já surge sem pedir licença. Kapranos canta de um modo divertido e tão cheio de variações bruscas que é praticamente bipolar. Destaque para como a faixa se esvai, os sons eletrônicos aqui utilizados demonstram bem a proposta do disco. Não precisa reparar muito para ouvir as bases funkeadas.
2. Turn It On (2"20')- Nessa faixa há uma pitada maior de rock, baterias e guitarras marcadas. Backing vocals interessantes no refrão.
3. No You Girls (3"41')- A história do garoto que faz coisas estúpidas pois não sabe como as garotas sentem-se. "You know, you know, you know that yes I love you" soa incrivelmente cafajeste! O ritmo dá música é marcado em várias partes com um som que se assemelha a palmas. Destaque para o refrão, tanto pela letra quanto pela melodia.
4. Send Him Away (2"59')- Simpática! Simpatíssima! Uma contradição entre o título da música "Send him away" (mande-o embora) e sua letra ("No, I don't care his breath is your hair" - Não, eu não ligo que a respiração dele esta no seu cabelo) dá a temática à música. A música termina no seu ápice.
5. Twilight Omens (2"29')- Uma faixa sombria! Utiliza uma composição de frases interessantes logo no começo da letra
6. Bite Hard (3"26')- Começa com uma capella extremamente suave, mas súbitamente torna-se umas das faixas mais irônicas e agitadas do CD. Riff distorcido extremamente marcante!
7. What She Came For (3"52)- Se a introdução dessa música (extremamente 80's!) fosse mostrada à um fã antigo da banda há algum tempo, ele nunca diria que tratava-se de uma música do Franz! Mas, de alguma maneira, a identidade do Franz está presente nessa faixa! Se a faixa começa eletrônica, termina rock! E rock de garagem!
8. Live Alone (3"29)- Uma faixa doce, com uma virada repentina interessante, mas não é destaque do álbum.
9. Can't Stop Feeling (3"02')- Sons distorcidos criam um clima muito interessante logo na introdução da música, mas a voz de Alex está muito suave, calma, nessa faixa. CUIDADO! O riff de sintetizador fica na cabeça!
10. Lucid Dreams (7"56')- Essa é a faixa polêmica do álbum! Empolgava fãs quando era apenas uma versão de 3 minutos que vazou na internet, mas causou discórdia quando saiu oficialmente! O motivo de tamanha discórdia? A música começa sem nenhuma grande ousadia, até menos ousada que outras do álbum. Mas conforme evolui acaba tornando-se uma faixa que poderia ter saído de uma coletânea de trance! Efeitos em estéreo de ruídos, silêncio súbito e efeitos de reverberação são só algumas das características dessa música.
11. Dream Again (3"18') - Onírica, onírica, onírica! A faixa é suave, para alguns, monótona. Não empolga. (Mas talvez te relaxe...)
12. Katherine Kiss Me (2"55')- A ovelha negra do álbum! (Ou a ovelha branca em meio as ovelhas negras). Acústica, romântica, carinhosa são alguns dos melhores adjetivos para a música. Sua letra e melodia são uma versão "cute" da "cafajéstica" "No you girls".
Enquanto o verso "sometimes I say the stupidest things" (às vezes digo as coisas mais estúpidas) soa como uma desculpa esfarradapada em "no you girls", em "Katherine
kiss me" soa sincera.
"Tonight" é conceitual e ousado!
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